quinta-feira, 23 de agosto de 2012



Aculturaçao

aculturação é todo fenômeno de interação social que resulta do contato entre duas culturas, e não somente da sobreposição de uma cultura a outra. 
Trata-se de aculturação quando duas culturas distintas ou parecidas são absorvidas uma pela outra, formando uma nova cultura diferente. Além disso, aculturação pode ser também entendida como a absorção de uma cultura pela outra, onde essa nova cultura terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida. Um exemplo é o Brasil que adquiriu traços da cultura de Portugal, da África, que juntamente com a cultura-indígena formou-se a cultura brasileira.
Termo que designa o processo de contacto entre culturas diferentes e as suas consequências. Refere-setanto à interação direta entre culturas como à exposição de uma cultura a outra através dos mass mediaou de outras formas de comunicação. A aculturação supõe a assimilação de um grupo de uma cultura poruma outra cultura, resultando na alteração dessa cultura e em modificações na identidade do grupo. Numprocesso de aculturação existe a possibilidade de verificação de tensões entre as culturas em presença.Éfrequente exemplificar o processo de aculturação com a situação que se verificou com a conquista ecolonização de várias regiões do globo pelos países da Europa. Mesmo nestes casos de dominaçãoexpressa, não só as nações desenvolvidas "impuseram" a sua cultura aos povos menos desenvolvidos como os países colonizadores também acabaram por adotar traços das culturas das regiões colonizadas.

Cultura

Cultura é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade".


Festas Folcloricas

  Folclore é o conjunto de crenças, superstições, lendas, festas e costumes de um povo passado de geração em geração. A palavra Folclore vem do inglês pela junção das palavras folk (povo) e lore(sabedoria popular) significando sabedoria do povo. O Folclore no Brasil só começou a receber atenção da elite na metade do século XIX, durante o Romantismo.        Naquela época, a cultura popular crescia na Europa e Estados Unidos e, baseados nesse interesse, estudiosos brasileiros como Celso de Magalhães e Sílvio Romero pesquisaram as manifestações folclóricas nativas e publicaram estudos. Vários artistas cultos começaram a colocar em suas obras elementos da cultura popular o que fazia parte de um projeto, estimulado pelo governo de Dom Pedro II, para construção de símbolos nacionalistas que poderiam contribuir para afirmação do Brasil entre as nações civilizadas.  O resultado de tudo isso foi que hoje o Folclore brasileiro se encontra em destaque. O Folclore alimenta o turismo cultural do Brasil e tornou-se instrumento de educação nas escolas.
    Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições,lendascontosprovérbioscançõesdançasartesanatojogosreligiosidadebrincadeiras infantis, mitos,idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.O Folclore também é protegido por lei, está previsto na Constituição Federal de 1988, nos artigos 215 e 216, que tratam da proteção do patrimônio cultural brasileiro: “os bens materiais e imateriais, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”. São várias as formas de manifestação cultural onde o Folclore Brasileiro está presente:

Músicas:  Cantigas de roda e Serenatas               
Danças e Festas:CarnavalFestas JuninasCavalhadasFrevo eMaracatu                    
Linguagem:  Provérbios ou ditados populares, parlendas ou trava-línguas, adivinhas e Literatura de Cordel
Usos e Costumes:Vestuário, pratos típicos, roupas e etc.
Brinquedos e Brincadeiras: Boneca de panoarapuca, pipa (papagaio), piãobolinha de gude,esconde-esconde, etc.
Lendas e Mitos: Boitatá, Boto, CaiporaCucaCurupiraLobisomemIaraMula sem cabeça,Negrinho do Pastoreio Saci Pererê
Crenças e Superstições e também  Arte e Artesanato