quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Aculturaçao

aculturação é todo fenômeno de interação social que resulta do contato entre duas culturas, e não somente da sobreposição de uma cultura a outra. 
Trata-se de aculturação quando duas culturas distintas ou parecidas são absorvidas uma pela outra, formando uma nova cultura diferente. Além disso, aculturação pode ser também entendida como a absorção de uma cultura pela outra, onde essa nova cultura terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida. Um exemplo é o Brasil que adquiriu traços da cultura de Portugal, da África, que juntamente com a cultura-indígena formou-se a cultura brasileira.
Termo que designa o processo de contacto entre culturas diferentes e as suas consequências. Refere-setanto à interação direta entre culturas como à exposição de uma cultura a outra através dos mass mediaou de outras formas de comunicação. A aculturação supõe a assimilação de um grupo de uma cultura poruma outra cultura, resultando na alteração dessa cultura e em modificações na identidade do grupo. Numprocesso de aculturação existe a possibilidade de verificação de tensões entre as culturas em presença.Éfrequente exemplificar o processo de aculturação com a situação que se verificou com a conquista ecolonização de várias regiões do globo pelos países da Europa. Mesmo nestes casos de dominaçãoexpressa, não só as nações desenvolvidas "impuseram" a sua cultura aos povos menos desenvolvidos como os países colonizadores também acabaram por adotar traços das culturas das regiões colonizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário